Kennametal Harvi Ultra 8X: alta remoção de cavacos

“Imagine colocar uma ferramenta de desbaste em um bloco de titânio Ti-6Al-4V e remover mais de 1000 cm³ de cavaco em apenas um minuto. Se você tivesse presenciado um teste da mais recente fresa helicoidal Harvi Ultra 8X, da Kennametal, teria visto exatamente isto”. Assim, a Kennametal apresenta a nova integrante da linha Harvi, acrescentando que a fresa de Ø80 mm (3,15 pol.), usando profundidades de corte axial de 95 mm (3,74 pol.) e radial de 20 mm (0,78 pol.) e uma velocidade de avanço de 423 mm/min (16,65 pol./min), desbastou a superliga aeroespacial (de difícil usinabilidade) durante quase três minutos seguidos.

A empresa informa ter testado a fresa Harvi Ultra 8X em vários clientes, verificando seus limites, desde aço inoxidável 15-5 PH até ferro fundido e Aermet 100 (aço de alta resistência) e obtendo bons resultados com todos estes materiais.

De acordo com a fabricante, a fresa Harvi Ultra 8X foi desenvolvida para satisfazer duas necessidades distintas: "a primeira veio da indústria aeroespacial, que exige as mais elevadas taxas de remoção de material possíveis, mas sempre garantindo excelente vida útil para as ferramentas. Simultaneamente, os construtores e operadores de máquinas estão precisando de ferramentas capazes de suportar velocidades de corte superiores, mas que gerem forças de usinagem inferiores de maneira a reduzir o desgaste dos componentes das máquinas durante condições de corte extremas", informa.

Independentemente dos volumes de cavacos, as empresas querem em sua usinagem ferramentas com capacidade para trabalhar durante muito mais do que três minutos. Nesse sentido, a Kennametal informa que a fresa Harvi Ultra 8X foi desenvolvida para remover 328 cm³ de titânio Ti-6Al-4V por minuto, atingindo 60 minutos de vida útil por aresta de corte. Para tanto, a empresa diz ter combinado várias tecnologias inovadoras nesta solução de ferramentas de corte. São elas:

- Uma pastilha de face dupla, porém de corte positivo que oferece o menor custo possível por aresta e reduz simultaneamente o consumo de potência em até 50%.

- Graças a um revestimento exclusivo AlTiN+TiN PVD que oferece uma resistência robusta à fadiga térmica, as ferramentas da classe KCSM40 de elevado desempenho da Kennametal apresentam vida útil muito maior do que soluções da concorrência.

- O corpo da fresa é construído a partir de um aço de qualidade superior à de soluções da concorrência para maiores dureza e rigidez com forças de corte elevadas.

- Adicionalmente, uma fixação BTF46 (flange com piloto cônico) oferece o máximo de resistência à deflexão em comparação com adaptadores porta-fresa convencionais.

- O design helicoidal variável da fresa Harvi Ultra 8X elimina a ressonância que resulta em vibração, aumentando ainda mais a vida útil das ferramentas, a qualidade das peças e o rendimento.

Além disso, a geometria helicoidal variável reduz consideravelmente a vibração prejudicial para o acabamento. O uso de insertos de 12 e 10 mm também contribui, pois seus tamanhos menores significam mais insertos no corpo da fresa, mais insertos em contato com a peça de trabalho e mais insertos para absorver os impactos do fresamento nas máquinas das indústrias.

No entanto, a fabricante destaca ainda que a fresa Harvi Ultra 8X tem ainda outros truques na manga: bicos de refrigeração disponíveis na ferramenta direcionam o fluido de corte para onde é mais necessário; o design dos canais otimizados e um ajuste fino do fluxo do refrigerante garantem o máximo de remoção de cavacos; parafusos M4 Torx Plus de grande dimensão para maior estabilidade dos insertos; a opção com um adaptador KM4X confere maior estabilidade a fresa; pastilhas com arestas especialmente preparadas e otimizadas para a classe KCSM40 aumentam consideravelmente a vida útil das ferramentas; raios de canto de 0,8 a 6,4 mm, possoilitam a usinagem de praticamente tudo o que os usuários precisam.

Além do titânio Ti-6Al-4V - "Otimizamos tudo o que diz respeito à fresa Harvi Ultra 8X", informam os responsáveis pelo desenvolvimento. "O design otimizado dos canais e um ajuste fino do fluxo do refrigerante garante o máximo de remoção de cavacos, algo extremamente necessário quando se remove essa quantidade de material. Sem isso, os cavacos se acumulam, o que poderia resultar em quebras dos insertos. Nossa classe KCSM40 provou ter um dos melhores desempenhos com ligas resistentes a altas temperaturas, mas também oferecemos classes igualmente excelentes para peças de outros materiais”. E frisam que nenhuma outra empresa oferece oito arestas de corte por inserto em uma fresa helicoidal.

Pastilhas de face dupla significam não só custos inferiores por aresta, mas também a capacidade de usar velocidades e avanços superiores aos anteriormente possíveis. Destaque ainda para o fato de a fresa estar disponível com haste integrada ou com o suporte BTF46 "muito forte", os operadores podem fixar a fresa ao eixo de praticamente qualquer máquina-ferramenta sem perda de rigidez. "Nós desafiamos a nossa concorrência, e por vezes até mesmo nossas próprias fresas helicoidais, e ficamos espantados com a melhoria no desempenho", destacam os desenvolvedores da Harvi Ultra 8X.

Fonte: Boletim Usinagem Brasil 19/05/2021.

Ler também

Ver todas
Quando a sonda Perseverance, construída e enviada pela NASA.

Quando a sonda Perseverance, construída e enviada pela NASA.

23/03/2021 Ler notícia completa
Kennametal amplia capacidade da fábrica de Indaiatuba

Kennametal amplia capacidade da fábrica de Indaiatuba

15/02/2021 Ler notícia completa
Kennametal apresenta a broca de metal duro HPR

Kennametal apresenta a broca de metal duro HPR

10/02/2021 Ler notícia completa
Kennametal Harvi Ultra 8X: alta remoção de cavacos

Kennametal Harvi Ultra 8X: alta remoção de cavacos

19/05/2021 Ler notícia completa