Kennametal apresenta a broca de metal duro HPR

Broca de alto desempenho da próxima geração para aplicações em ferro fundido com design de ponta de baixa força axial.

A Kennametal expandiu seu portfólio de brocas de metal duro com a broca HPR para furação de alto desempenho de peças de trabalho de ferro fundido. Concebida para furação de alta velocidade e alto avanço até 8 x D em qualquer material ISO-K, a broca HPR garante furos com excelente retilineidade, mesmo com os mais elevados parâmetros de corte.

Características vencedoras

O adelgaçamento patenteado da ponta, o “gash” especial e o ângulo de ponta de 143° da broca garantem excelentes capacidades de autocentragem e permitem reduzir o esforço axial, mantendo a broca furando de modo reto mesmo com as mais elevadas velocidades de avanço. Adicionalmente, quatro guias garantem o máximo de estabilidade durante a furação de furos cruzados e saídas inclinadas.

A broca de metal duro HPR para componentes de ferro fundido está disponível em diâmetros de 3,0 a 20,0 mm e comprimentos de até 8 x D.

Um raio de canto patenteado aumenta significativamente a vida útil da ferramenta e garante furos de excelente qualidade, atendendo a uma faixa de tolerância de IT9 a IT10 e simultaneamente eliminando eficazmente o lascamento da peça de trabalho ao sair do furo.

"O design de baixo esforço axial da ponta da broca oferece aos usuários a opção de usar a broca em condições de fixação inferiores às ideais, em aplicações de paredes finas ou simplesmente quando a potência do eixo é o fator limitador", informa Frank Martin, Gestor de Produto, Kennametal.

Testes exaustivos demonstraram que essa nova broca é a solução para esse tipo de desafios, bem como para altos volumes de produção em ferro fundido.

Uma das principais características da broca HPR: a ponta da broca com design de baixo esforço axial para furos com o máximo de retilineidade.

Fantástica resistência ao desgaste

O revestimento multicamadas AlTiN/AlTiSiN exclusivo da broca suporta a abrasão extrema e as elevadas cargas térmicas encontradas durante a furação de ferro fundido cinzento, ferro dúctil, CGI, ADI e GGG. O novo revestimento também é resistente às inclusões e poros comumente encontrados nesses materiais exigentes.

Canais ultrapolidos e largos promovem uma evacuação eficiente dos cavacos e reduzem adicionalmente o calor e o choque térmico resultante.

A nova broca HPR apresenta refrigeração interna padrão e uma interface MQL (mínima quantidade de lubrificante) que respeita as normas DIN 6535 e 69090-03. Com essas características, a broca apresenta um excelente desempenho em condições de usinagem com ou sem refrigeração.

"Seja para furar grandes quantidades de furos ou para superar desafios típicos em qualquer tipo de peça de trabalho de ferro fundido, a broca HPR é claramente a solução", afirma Martin.

Raio de canto patenteado para uma longa vida útil da ferramenta e furos de excelente qualidade, além de canais largos para evacuação descomplicada de cavacos. Quatro guias garantem o máximo de estabilidade para furação de furos cruzados e saídas inclinadas.

Ler também

Ver todas
Kennametal - 25 anos no Brasil

Kennametal - 25 anos no Brasil

15/03/2024 Ler notícia completa
Kennametal expande linha Harvi com fresa de topo de 8 canais

Kennametal expande linha Harvi com fresa de topo de 8 canais

29/10/2023 Ler notícia completa
XI Encontro Tecnológico Bener

XI Encontro Tecnológico Bener

31/08/2023 Ler notícia completa
Kennametal amplia e moderniza a fábrica de Indaiatuba

Kennametal amplia e moderniza a fábrica de Indaiatuba

30/07/2023 Ler notícia completa