Kennametal amplia capacidade da fábrica de Indaiatuba

A Kennametal vem modernizando suas instalações fabris em Indaiatuba (SP) e ampliando a capacidade produtiva para atender as demandas do mercado interno e também de exportação. A iniciativa faz parte da estratégia global do grupo, que vem realizando grandes investimentos em todas as suas fábricas no mundo. No caso da subsidiária brasileira, nos últimos anos, já foram investidos mais R$ 12 milhões em máquinas e equipamentos.

A máquina mais recente entrou em operação no final do passado. Trata-se de uma multitarefa Integrex, de última geração e alta produtividade, equipada com robô de carga e descarga, que se caracteriza pelo conceito de se acabar uma peça em um único setup.

“Isso é uma prova que a Kennametal continua acreditando no potencial do mercado brasileiro e sul-americano, mesmo diante das dificuldades atuais”, afirma Marcelo Campos, diretor-presidente da subsidiária brasileira. “É uma máquina igual às que temos em outras filiais, exatamente para nos capacitar ao fornecimento às outras unidades da companhia no mundo”.

Campos lembra que os investimentos na fábrica local integram a estratégia global do grupo. Há cerca de três anos a Kennametal deu início a um plano de investimento da ordem de US$ 300 milhões em suas fábricas, visando à modernização, tanto no que se refere a máquinas e equipamento quanto em processos, em busca de maior produtividade e eficiência das plantas.

“Além do investimento em equipamentos, investimos também em logística, em tecnologia e vamos continuar investindo aqui”, infroma Campos. “Nós contamos com importantes clientes e parceiros no Brasil e esta é uma demonstração de nosso forte compromisso com o mercado brasileiro e da América do Sul”.

MERCADO NACIONAL - O diretor-presidente destaca que a Kennametal registrou um bom desempenho no Brasil no ano passado. Após a retração nos meses de março, abril e maio do ano passado, a empresa passou a registrar recuperação mês a mês. “A partir de junho, verificamos uma melhora constante, com resultados superiores ao pré-pandemia. Em dezembro, quando tradicionalmente a demanda é menor, registramos recorde de pedidos, o que se repetiu agora em janeiro”, observa.

Campos lembra ainda que a Divisão de Infraestrutura - especializada em ferramentas para mineração e fresamento de rodovias - também tem registrado bons resultados. “Dobramos de tamanho nos últimos dois anos, com a entrada em segmentos nos quais ainda não tínhamos participação no Brasil”, informa. “A expectativa é boa, estamos otimistas com 2021. Devemos fechar este ano com uma situação melhor que antes.

fonte: Boletim Usinagem Brasil 17/02/21

Ler também

Ver todas
Quando a sonda Perseverance, construída e enviada pela NASA.

Quando a sonda Perseverance, construída e enviada pela NASA.

23/03/2021 Ler notícia completa
Kennametal amplia capacidade da fábrica de Indaiatuba

Kennametal amplia capacidade da fábrica de Indaiatuba

15/02/2021 Ler notícia completa
Kennametal apresenta a broca de metal duro HPR

Kennametal apresenta a broca de metal duro HPR

10/02/2021 Ler notícia completa
Kennametal Harvi Ultra 8X: alta remoção de cavacos

Kennametal Harvi Ultra 8X: alta remoção de cavacos

19/05/2021 Ler notícia completa