KENGold, nova tecnologia de cobertura da Kennametal

A Kennametal está lançando sua mais nova geração de tecnologia de revestimentos CVD para insertos de torneamento, a KENGold. A primeira classe a ser lançada nesse novo conceito é a KCP25C, indicada para torneamento de aços.

Segundo a fabricante, as principais características dessa nova tecnologia de cobertura são: proteção contra desgaste frontal; facilidade para visualizar o desgaste, reduzindo o desperdício de arestas não utilizadas; alta resistência ao desgaste e forte barreira térmica; vida útil consistente, aumentando a confiabilidade no processo produtivo.

A novo revestimento é composto de quatro camadas. A camada mais periférica da cobertura protege contra o desgaste frontal e permite fácil visualização do desgaste na camada dourada TiN, além de melhorar a resistência à abrasão da KCP25C.

A segunda camada é composta por uma cobertura negra Al₂O₃ com nanoestrutura uniforme desenvolvida recentemente para agir como uma forte barreira térmica e resistir ao desgaste.

A terceira camada é uma camada de transição que une as camadas tenaz e resistente ao desgaste.

A quarta camada resiste a lascamentos devido a sua cobertura TiCN de média temperatura com estrutura cristalina altamente uniforme. Também confere tenacidade e grande resistência ao desgaste ao inserto.

A Kennametal destaca ainda que, em função das tecnologias avançadas de prensagem e preparação de aresta, alcançou-se níveis de tolerância consistentemente rígidos com a KENGold. Assim, a classe é extremamente versátil ao usinar aço em uma ampla gama de aplicações de torneamento, oferecendo maior tenacidade e resistência à abrasão e ao lascamento. “Dessa forma, os clientes terão uma vida útil da ferramenta mais confiável e consistente”, informa a empresa.

A tecnologia de cobertura KENGold está disponível na classe KCP25C, para torneamento ISO de aço, nos estilos e formatos mais comuns do mercado: Positivo (Screw-On) e Negativo (Kenloc). Nas fases futuras de lançamento haverá disponibilidade em formatos e estilos adicionais.

Fonte: Boletim Usinagem Brasil 12/02/2023.

Ler também

Ver todas
Kennametal - 25 anos no Brasil

Kennametal - 25 anos no Brasil

15/03/2024 Ler notícia completa
Kennametal expande linha Harvi com fresa de topo de 8 canais

Kennametal expande linha Harvi com fresa de topo de 8 canais

29/10/2023 Ler notícia completa
XI Encontro Tecnológico Bener

XI Encontro Tecnológico Bener

31/08/2023 Ler notícia completa
Kennametal amplia e moderniza a fábrica de Indaiatuba

Kennametal amplia e moderniza a fábrica de Indaiatuba

30/07/2023 Ler notícia completa